Compreender a composição corporal é fundamental para ter um conhecimento mais profundo sobre as estruturas do corpo humano e suas adaptações mediante a fatores externos como treinamento, e internos como o envelhecimento.
A quantificação da composição corporal avalia a distribuição de diferentes componentes no corpo humano, como músculos, ossos, gordura e água.
Um dos métodos com melhor custo benefício para realizar essa quantificação é a antropometria, um método duplamente Indireto, onde utilizamos medidas como perímetros corporais e dobras cutâneas.
Nesse artigo, veremos os tipos de divisões mais comuns quando segmentamos a massa corporal em dois ou mais componentes.
Massa gorda
Tratamos como massa gorda, todo o conjunto de tecidos constituído de células de gordura. Além da gordura subcutânea, que é a que conseguimos distinguir ao coletar as dobras cutâneas por exemplo.
Existem diversas formas de quantificar a massa gorda, através de equações. As equações para massa gorda, trazem basicamente 3 tipos de resultados:
- Percentual de Massa gorda em relação ao peso total do indivíduo;
- Massa corporal magra;
- Densidade corporal;
Quando a equação retorna o percentual de gordura, podemos calcular facilmente a massa gorda do individuo através de uma regra de 3.
Equações que calculam a massa corporal magra como a equação de Yonamine & Pires Neto, é necessário subtrair o resultado da massa corporal total para chegarmos ao resultado da massa gorda.
As equações que estimam a densidade corporal como a de Petroski, ainda devem passar por uma outra equação como por exemplo a equação de Siri, que transforma a densidade corporal em massa gorda.
Antes de seguir para os outros componentes, é importante revisarmos os conceitos de densidade corporal e massa corporal magra.
Densidade Corporal
A densidade corporal é uma medida que descreve a quantidade de massa presente em relação ao volume total do corpo humano.
Tendo a densidade corporal em mãos, conseguimos calcular o percentual de godura do avaliado. Um exemplo bastante comum, é a equação de Siri apresentada na imagem abaixo:
Massa corporal magra
A massa corporal magra, é onde podemos encontrar todos os componentes do corpo que não são gordura.
Dentro dessa segmentação, encontraremos diversos tecidos, como ossos e músculos. É imporante lembrar que este componente, representa todas as massas isentas de gordura, ou seja, é um somatório de diversos tecidos, e não corresponde somente a massa muscular.
Massa muscular
A massa muscular é a quantidade total de músculos que constituem o corpo humano. São mais de 700 músculos ao todo. Desempenhando um papel muito importante no metabolismo, além de proporcionar força e mobilidade.
Massa óssea
A massa óssea representa o peso dos ossos do corpo humano.
É interessante analisarmos este segmento da composição corporal, pois a perda da massa óssea pode acarretar a osteoporose, por exemplo, onde se pode haver fraturas, dores crônicas, limitação da mobilidade entre outros problemas.
Uma equação onde se estima o valor da massa óssea é a equação de ROSE, onde se utiliza os diâmetros de biepicôndilo do femur, biestilóide do punho e a estatura.
Massa Residual e massa restante
Ao segmentarmos a massa corporal em 3 componentes, teremos duas porções representando algum dos componentes que citamos acima e um terceiro componante. Este será a soma de outros 2 ou mais componentes. Damos a ele o nome de massa restante. Geralmente, esse componente vai representar elementos que não são do interesse do avaliador, e não precisam ser monitorados.
Já a massa residual é correspondente a tudo aquilo que não é gordura, músculo ou ossos. Portanto, a massa residual agrega os órgãos, sangue, pelos entre outros tecidos.
Avaliando composição corporal com a Eksy
Cada equação é desenvolvida para certo grupo de pessoa, desde crianças até idosos. É importante sempre usar o protocolo que mais se adequa ao seu avaliado, assim tendo o resultado mais preciso possível. Para facilitar, nós temos um filtro de equações disponível na plataforma, filtrando as equações a partir de características como idade, gênero, etnia, peso e altura.
Na Eksy você pode segmentar a massa corporal do indivíduo em dois, três ou até quatro componentes, para acompanhar sua evolução. A forma mais simples, de segmentação, seria selecionando uma equação de massa gorda. Dessa forma, definimos os componentes massa corporal magra e massa gorda.
Selecionando uma segunda equação, podemos destacar e acompanhar a massa muscular ou óssea do indivíduo, juntamente a massa gorda.
E por último, selecionando 3 equações, teremos a segmentação em 4 componentes, sendo a divisão mais completa.
Com a Eksy, você tem acesso a mais de 30 protocolos avaliativos e diversas ferramentas gráficas para acompanhar a evolução do seu cliente, além de outras ferramentas para prescrição, testes físicos e muito mais.