Ao atuar como profissional da saúde, é fundamental dispor de uma variedade de métodos para avaliar e prescrever treinos aos nossos alunos.
Nesse sentido, a utilização de ferramentas da Eksy pode ser extremamente benéfica, tanto para facilitar o processo de avaliação quanto para destacar-se como profissional na sua área.
Este artigo apresentará as ferramentas de análise mofológicas da Eksy. Essas ferramentas trarão para você, informações ricas para o desenvolvimento de programas de treinamento personalizados e eficazes.
Composição corporal
A composição corporal é a fragmentação da massa corporal total em seus principais tecidos constituintes. Pode ser feita de várias formas, inclusive utiizando antropometria.
A fragmentação mais básica é a massa corporal total segmentada em massa gorda (somente tecido adiposo) e tecidos restantes (denominados de massa corporal magra).
A segmentação mais completa forma a composição de quatro tecidos constituintes da massa corporal total, são eles: massa gorda, massa muscular, massa óssea e os demais tecidos constituintes incluídos em um único componente chamado de massa residual.
Relações morfológicas
As relações morfológicas são indicadores que expressam a proporção entre os principais tecidos corporais.
Duas relações geralmente utilizadas são a MM/MG (Massa Muscular / Massa Gorda) e a MCM/MG (Massa Corporal Magra / Massa Gorda).
Calculamos a relação MM/MG ao dividir a massa muscular pela massa gorda, fornecendo um valor numérico que indica quantas vezes a massa muscular supera a massa gorda.
Quanto maior o resultado dessa relação, maior será a proporção de massa muscular em relação à massa gorda.
Somatotipo
O somatotipo é um sistema de classificação utilizado para descrever e categorizar a morfologia humana.
Inclui três componentes principais, sendo eles: endomorfia, mesomorfia e ectomorfia.
Para avaliação do somatotipo, é realizado um cálculo, utilizando medidas antropométricas específicas, como circunferências corporais, dobras cutâneas e comprimento de membros.
Áreas segmento corporal
As áreas de segmento corporal são medidas utilizadas para avaliar a composição corporal e a distribuição de tecidos em diferentes partes do corpo do avaliado.
Nesta avaliação física, dividimos o corpo em segmentos, como braços e pernas.
Cada segmento é feito a analise separadamente, assim determinando a quantidade de gordura e massa magra presente.
Perímetros segmento corporal
A perimetria é uma medida que engloba todos os tecidos presentes nos segmentos corporais.
Por exemplo, ao medirmos o perímetro do braço, é considerado o anel de gordura subcutânea, os músculos e os ossos.
As medidas perimétricas têm um valor significativo, pois permitem avaliar a distribuição dos tecidos corporais, monitorar as mudanças na composição corporal, acompanhar a evolução física do avaliado e sua saúde.
Somatório de dobras cutâneas
As dobras cutâneas são medidas utilizando o método do somatório, no qual várias dobras são avaliadas e seus valores são somados.
Dessa forma, temos um dado que é extremamente sensível ao treinamento ou dieta, já que se trata da medida “pura” da gordura subcutânea.
Com esses dado, podemos monitorar facilmente a perda ou ganho de gordura na linha do tempo do avaliado.
Distribuição de gordura corporal
A distribuição de gordura corporal é um aspecto importante na avaliação da composição corporal e pode variar significativamente de uma pessoa para outra.
Consideramos a soma total das dobras cutâneas como 100% de referência.
Com base nesse somatório total, é possível analisar percentualmente quanto a soma de dobras de cada região corporal representa em relação ao valor total.
Essas informações são valiosas para compreender como a gordura está distribuída no corpo do nosso avaliado, onde há mais facilidade para perda ou acúmulo com o passar do tempo.
Simetria bilateral de membros
A análise da simetria bilateral dos membros é importante para identificar possíveis assimetrias musculares que podem levar a desequilíbrios biomecânicos, risco de lesões e comprometer a eficácia dos treinos.
Com a Eksy, é possível analisar de forma gráfica as diferenças entre os perímetros dos membros direito e esquerdo.
Proporção entre perímetros
Os dados sobre proporções entre perímetros são valiosos para identificar desequilíbrios ou padrões específicos na forma do corpo do avaliado.
Calculamos a proporção entre perímetros comparando as medidas perimétricas obtidas em diferentes partes do corpo.
Por exemplo, a relação entre o perímetro da cintura e o perímetro do quadril (RCQ), sendo frequentemente utilizada para avaliar a predisposição ao desenvolvimento de doenças crônicas.
Bioimpedância
A bioimpedância é um método comumente utilizado na avaliação física para mensurar a resistência elétrica do corpo humana a uma corrente de baixa tensão.
A partir dos dados obtidos pela bioimpedância, é possível calcular informações relevantes sobre a composição corporal, como o percentual de gordura corporal, a massa magra e o índice de massa corporal (IMC).
Nesse vídeo, fizemos uma análise aprofundada sobre a bioimpedância, suas vantagens e desvantagens em relação a antropometria! Clique aqui para assistir.
Avaliação física com a Eksy
Gostou de conhecer os recursos de avaliação física disponíveis na Eksy!?
Além dessas ferramentas gráficas, temos outras funcionalidades como testes físicos, avaliação postural, prescrição de treinos, módulo financeiro e muito mais! Clique em ‘Testar agora’ e conheça nossa plataforma!