Avaliar o condicionamento atual do seu cliente é muito importante antes de iniciar qualquer treino ou dieta. Uma boa anamnese, pode identificar muitos pontos que devem ser levados em conta na hora de elaborar o programa. A avaliação e acompanhamento da composição corporal, pode nos apontar o sucesso da nossa abordagem.
E quanto aos outros componentes da aptidão física relacionados a saúde? Junto a composição corporal, incluímos a flexibilidade, força e resistência muscular e a resistência cardiorrespiratória. Além desses, ainda temos as valências físicas, relacionadas a performance como a potência, força pura, entre outros.
Por que fazer uma avaliação física?
A avaliação física, através de protocolos de testes e normas específicas para cada valência, irá qualificar cada componente da aptidão do indivíduo.
Dessa forma, podemos identificar vários pontos a serem trabalhados nos treinos. Até mesmo na consultoria online!
Com os testes de força e resistência muscular, podemos identificar desequilíbrios musculares. Músculos que estão fracos, e que devem ser trabalhados para darem suporte aos exercícios propostos. Alguns dos testes mais clássicos e simples de aplicar nessa categoria, são:
- Abdominais em 1 minutos;
- Flexão de braço;
- Barra Fixa;
O teste clássico para mensurar a flexibilidade do indivíduo é o banco de Wells, também conhecido como sentar e alcançar. É um teste que se limita a mensurar a flexibilidade da cadeia muscular posterior do indivíduo, e pode identificar possíveis encurtamentos musculares em isquiotibiais, paravertebrais, glúteo, entre outros grupos. Para análise de outros segmentos podemos fazer a análise quantitativa da ADM (amplitude de movimento) através do fleximetro ou goniômetro.
Para o componente de resistência cardiovascular (VO2max), existem diversos protocolos, em diversos ambientes internos e externos. Inclusive, os protocolos variam em relação ao condicionamento físico do indivíduo: se é sedentário ou atleta, por exemplo. Os protocolos para estimativa do VO2max mais comuns, são os testes:
- Cooper;
- Teste submáximo de Katch & McArdle (subir e descer no banco);
- Correr ou andar uma milha;
Baterias de testes de aptidão
Para facilitar o processo avaliativo, é interessante elaborar uma ou mais baterias de teste. Essa bateria irá agrupar testes por grupos específicos de pessoas, como idosos, sedentários e atletas.
Além disso, é importante também definir a ordem de execução dos testes. Tendo em vista que um teste de força/resistência muscular para membros inferiores, por exemplo, pode acabar influenciando um teste de resistência cardiorrespiratória.
Uma das baterias de testes mais conhecidas no Brasil, é o TAF (teste de aptidão física) aplicado em policiais militares e federais brasileiros. Esta bateria conta com testes como:
- Barra fixa;
- Abdominais em 1 minuto;
- Cooper;
- Salto de impulsão horizontal;
Resultados dos testes de apitidão
A apresentação dos resultados dos testes, pode servir como fator estimulante para continuidade do programa de exercícios físicos. Desta forma, é importante destacar que cada teste, possuí uma ou mais normas.
A norma, nada mais é que uma tabela elaborada através de alguns procedimentos estatísticos, no qual se coleta uma grande massa de resultados da aplicação dos testes e se calcula sua distribuição. No final, se obtém o percentual da distribuição de resultados. Finalmente, os resultados são analisados em uma escala.
O avaliador deve se atentar a sempre adequar a norma ao público que está aplicando o teste. Do contrário, o resultado do teste será superestimado ou subestimado.
O resultado do teste é interpretado em comparação a um conjunto de resultados de outros indivíduos, registrados em trabalhos científicos. Nada impediria do avaliador criar uma norma somente para seus alunos, ou ainda alunos que treinam determinada modalidade.
O Eksy tem um módulo de testes físicos com mais de 25 testes e mais de 50 protocolos para diversas faixas etárias, níveis de condicionamento físicos e ambientes de aplicação!
Experimente essas e outras funcionalidades agora mesmo!