A fotogrametria, que na Eksy chamamos de bodyfotogrametria é um método de avaliação postural estática. Este método é de baixíssimo custo e grande precisão.
Essa avaliação pode trazer diversos diagnósticos para guiar a prescrição. Assim como na simetrografia, podemos encontrar diversos desvios, como por exemplo: valgo ou varo de joelhos, retração ou protração da cabeça, escolioses e outros desvios na coluna como hipercifose e hiperlordose.
A grande diferença para a simetrografia, que é um método subjetivo visual, é que a fotogrametria quantifica os desvios corporais em graus. E isso facilita o acompanhamento na modificação através do treinamento. Nesse artigo vamos te mostrar um pouco mais desse método e suas possibilidades, vem com a gente!
Protocolo
O protocolo para aplicação do método da fotogrametria exige conhecimento básico em anatomia. O Avaliador deve grudar pequenas esferas de isopor em alguns pontos específicos do avaliado.
Adquirindo prática com o protocolo, o avaliador deve levar menos de 10 minutos para demarcação dos pontos. Após isso, é realizado o registro das fotos, com a presença de um fio de prumo, para posterior calibração/verticalização das mesmas na plataforma.
Com as fotos calibradas, a análise será feita ponto por ponto pelo avaliador, para então montar um diagnóstico. Na Eksy, temos um protoclo simplificado e ágil para mensuração dos pontos, que pode ser acessado nesse link. Após a mensuração, dos pontos, um relatório será gerado com a quantificação dos desvios e suas devidas intensidades. A partir do relatório, podemos tomar decisões prescritivas mais assertivas, retirando ou substituindo algum exercício, aumentar a carga de trabalho para um hemisfério corporal, entre muitos outros exemplos.
Quando utilizar este método de avaliação postural
A fotogrametria pode ser aplicada em diversos nichos. Um deles é o tratamento de dores articulares ou musculoesqueléticas ligadas a má postura. Facilitando o acompanhamento das modificações nos ângulos e também na percepção de dor do paciente/aluno com o avançar do tratamento ou treinamento.
Um segundo nicho para aplicação, seria o controle de assimetrias corporais de atletas. Dessa forma, podendo evitar lesões e até mesmo aumentar o rendimento.
Apesar de não ser o método padrão ouro para avaliação da postura, a fotogrametria pode ser facilmente aplicada pelo profissional de educação física ou fisioterapia. Deixando os recursos de exame de imagem (que tem alto custo) para um segundo momento. Esse pode ser, inclusive, um ponto de fidelização do cliente já que ele ganha na questão de tempo e dinheiro.
Que tal experimentar essa avaliação na prática? A Eksy é a única plataforma com dois métodos para avaliação: a simetrografia e a bodyfotogrametria! Clique aqui e experimente agora mesmo.