Perguntas essenciais para uma boa Anamnese

A anamnese é um processo essêncial para o profissional de educação física. Ela permite que o profissional tenha informações detalhadas sobre a saúde do aluno.

Isso inclui informações como histórico médico, uso de medicamentos, hábitos alimentares, atividade física, entre outros.

Quais perguntas não posso deixar passar?

As respostas fornecidas pelo aluno durante a anamnese nos ajudam a entender melhor a saúde atual e o histórico de doenças ou lesões. Permitindo que você adapte o cronograma de treinos para cada aluno.


Perguntas como “Possui alguma lesão?”, “Possui alguma fratura?”, ou “Apresenta desconforto ao praticar atividade física?”, podem ser uma boa escolha.

As perguntas sobre históricos de doenças, devem direcionar principalmente para doenças que precisam ser monitoradas com maior constância, como diabetes e alterações na pressão sanguínea.

Confira a live com o Prof João Moura explicando sobre a Anamnese!

Perguntas Nutricionais na Anamnese

Ter conhecimento sobre a alimentação do aluno também é importante para uma boa anamnese.

“Possui acompanhamento de nutricionista?”, “Quantas refeições são feitas por dia?” ou “Está seguindo alguma dieta?” são ótimas perguntas.

A alimentação correta do aluno é fundamental para um bom desempenho físico, assim chegando mais perto dos resultados esperados.

Ficha de anamnese da Eksy.

Perguntas Gerais

É importante ter conhecimento sobre a rotina do seu aluno para melhor adaptação do treinamento.

“Qual sua carga horária de trabalho semanal?”, “Quais atividades desempenhadas no trabalho?”

É sempre importante estabelecer qual o objetivo do aluno com a prática da atividade física. “Qual seu objetivo com a prática?”


A adaptação dos treinamentos a rotina é fundamental para que seu aluno consiga manter a constância de treinos, alcançando os objetivos desejados.

Anamnese customizável da Eksy

A plataforma Eksy te ajuda a fazer uma anamnese completa e eficiente do seu aluno, podendo adaptar perguntas e criar novos modelos para cada atendimento.