Métodos Para Avaliação Postural

Metodos para avaliação postural

Uma das dimensões avaliativas mais importantes, além da anamnese e da morfologia, é a avaliação postural.

Através dela, podemos detectar desvios posturais e direcionar nossos treinos de forma mais precisa.

Com isso poderemos evitar lesões, evitar o agravamento de desvios posturais ou até mesmo reduzi-los com fisioterapia e/ou treinamento.

Métodos para avaliação postural

Existem diversos métodos para realizar uma avaliação postural. Os mais precisos são os realizados por imagem como radiografia e ultrassonografia. São métodos os quais os profissionais de educação física e fisioterapeutas não podem solicitar diretamente sem a autorização de um médico. E podem ter um custo relativamente elevado.

Um exemplo de radiografia do tronco

Outro método de avaliação postural é através da biofotogrametria. Essa técnica consiste em demarcar pontos anatômicos no avaliado, e através de algum software, quantificar a angulação entre os pontos. Essa técnica exige um conhecimento prático mais aprofundado do avaliador, não só em anatomia, mas também na manipulação do software.

Existem ainda os instrumentos que mensuram diretamente os desvios da coluna. Como por exemplo, o cifolordometro, o flexicurva e o escoliômetro.

Método Simetrografico

O método simetrografico por sua vez, é de abordagem visual qualitativa. Ou seja, ele não necessita da demarcação de pontos, nem da quantificação dos ângulos.

A avaliação postural por simetrografia, exige um simetrógrafo. Um aparelho que possui uma armação retangular externa, e através da projeção linhas verticais e horizontais, formam quadrados que vão facilitar a avaliação.

Um exemplo de simetrógrafo

O avaliado será posicionado atrás do simetrógrafo. Preferencialmente, com a menor quantidade de roupa possível, para facilitação da análise.

Com o avaliado em posição ortostática (posição em pé, o mais confortável possível), a análise é realizada.

Protocolo de análise

Com o avaliado devidamente posicionado, se analisa sua postura através de 4 visões diferentes:

  • Anterior;
  • Posterior;
  • Lateral direita;
  • Lateral esquerda;

Na visão anterior, podemos identificar o alinhamento horizontal de algumas referências anatômicas que existem nos dois hemisférios corporais. Tais como, espinha ilíacas anterossuperiores, clavículas e patelas.

Na visão posterior, podemos identificar alguns itens da visão anterior e também outros itens. Nessa vista, podemos identificar com clareza os processos espinhosos das vértebras e desta forma, verificar o alinhamento da coluna vertebral.

Nas visões laterais direita e esquerda, identificamos os desvios do plano sagital. Entre eles, podes citar as hiper ou hipo cifoses e lordoses da coluna cervical, torácica e lombar. Assim como, a retroversão e anteversão do quadril.

Simetrógrafo virtual

Apesar do método ser relativamente menos custoso e complexo que os demais, o “ponto fraco” fica no fato que o avaliado deverá permanecer parado durante todo o processo.

De acordo com os achados Imbiriba e colaboradores (2005) e Vieira e Oliveira (2006), há oscilações significativa na postura dos indivíduos após 15 minutos em postura ortostática.

Uma solução para esse problema é a utilização de uma foto para realizar a avaliação!

Porém, diferente do simetrógrafo real (que deve ser calibrado pelo avaliador), a avaliação via “simetrografia virtual”, irá exigir a presença de um fio de prumo na foto.

O fio de prumo, nada mais é, do que uma corda com um peso amarrado em uma das pontas e o outro lado fixo. Desta forma, criando um pêndulo gravitacional. Uma linha, que estará sempre verticalizada, não importando o ângulo no qual a foto foi tirada.

Após garantir que a foto está 100% verticalizada, ou seja, alinhada com o fio de prumo, a análise via foto pode ser iniciada da mesma forma que no simetrógrafo físico.

Avaliação com simetrógrafo virtual da Eksy

Isso irá poupar o tempo de atendimento do cliente, e aumentar a precisão da avaliação. Além disso, a simetrografia virtual, pode ser usada em consultoria online!

Há ainda uma lista de possíveis desvios posturais a serem analisados e também possui a possibilidade de adicionar o nível de gravidade dos desvios. E dessa forma, acompanhar com ainda mais precisão o resultado das abordagens realizadas.

No nosso canal no youtube, temos uma vídeo aula completa sobre avaliação postural na consultoria online.

Bodyfotogrametria

Este é um método quantitativo, onde podemos caracterizar o desvio, a partir dos ângulos encontrados, em graus de severidade.

O primeiro passo é a palpação para demarcação dos pontos de referências ósseas e a realização das fotos com o fio de prumo ao lado do avaliado, assim como mostrado na avaliação por simetrógrafo virtual.

Depois essas fotos são carregadas em uma plataforma, para que possamos fazer a coleta dos pontos e identificar os nivelamentos e alinhamentos posturais.

Relatório de resultados da avaliação postural por bodyfotogrametria da plataforma Eksy

Estudos de Iunes et al. (2005) e Iunes et al. (2009) compararam o método visual com o bodyfotogramétrico e seus resultados demonstram como os dois métodos não apresentam concordância e correlação, sendo que o método visual apresentou menor concordãncia entre os avaliadores que o de bodyfotogrametria.

Como este método necessita da palpação para a demarcação das referências ósseas, ele se adequa melhor em um atendimento presencial para a realização da avaliação.