5 ideias para começar sua consultoria online

Não é de hoje que ouvimos falar nessa forma de acompanhar a evolução ou prescrever para o cliente, sem necessariamente estar presente no local de treino.

Com a pandemia, houveram diversas restrições no funcionamento de academias e outros centros de treinamento.

A solução para manter ou expandir a carteira de clientes, foi a aplicação em grande escala da consultoria online.

E caso você ainda não tenha entrado no mundo digital com seus serviços, trouxemos hoje 5 maneiras de você começar a sua consultoria online!

Anamnese

Nada melhor do que uma boa anamnese, antes de começar qualquer procedimento com seu cliente.

Essa ferramenta, ainda muito subutilizada pela maior parte dos profissionais de educação física, pode ditar o sucesso ou fracasso da sua consultoria online.

Ao realizar a anamnese na consultoria online, você pode e deve ir muito além do que conhecer o estado de treinamento atual do cliente.

A anamnese na consultoria online deve ser ainda mais aprofundada!

Você pode explorar os espaços que o cliente tem disponíveis para treinar, o histórico de treinamento, o melhor período do dia para treinar, entre muitos outros temas.

Quanto mais detalhada for a anamnese, maior a precisão de sua abordagem. Dessa forma você vai gerar melhores resultados e fidelizar seus clientes.

Avaliação postural

Através de um método simples, rápido e de baixo custo, você pode realizar uma avaliação postural com seus clientes na consultoria online.

Exemplo de foto acompanhada com o fio de prumo

Com a simetrografia, podemos identificar e qualificar os desvios posturais. Você só vai precisar de uma foto do seu cliente com fio de prumo presente.

Após a calibração da foto, você poderá analisar e decidir quais desvios deverão ser tratados prioritariamente ou quais movimentos deverão ser realizados de forma mais cautelosa.

Além disso, a avaliação postural na consultoria online, apresenta diversas possibilidades para serem exploradas em conjunto com o cliente. Pode ser utilizada inclusive para acompanhamento dos resultados.

Perimetria

A antropometria é uma das ferramentas mais utilizadas na avaliação e acompanhamento de resultados. Com ela é possível mensurar e acompanhar as modificações do corpo que ocorrem com a dieta ou exercício.

Na consultoria online, não podemos realizar as coletas de dobras cutâneas do cliente, por exemplo. E também seria difícil para o cliente, já que estas medidas exigem um pouco mais de prática e conhecimento técnico do avaliador.

Uma boa solução é utilizar os dados de perimetria para realizar o acompanhamento do cliente.

Perímetro do braço contraído.

Tendo em vista que essas medidas requerem um pouco menos de preparo técnico, o cliente mesmo poderá coletá-los, com a ajuda de algum familiar ou amigo.

Cabe ao profissional, orientar o cliente quanto aos protocolos corretos para coleta dos dados.

Testes físicos

Quando se trata de avaliar o condicionamento físico do cliente, os testes de aptidão física são parte importante no processo.

Existem diversos protocolos que podem ser aplicados na consultoria online, devido a sua simplicidade.

Testes de força e resistência muscular como por exemplo, os testes de flexão de braço e abdominais em 1 minuto. Não exigem a utilização de nenhum aparelho.

Exemplo do teste “abdominais em 1 minutos”

Os testes de resistência aeróbia, podem ser aplicados na rua, em quintais, ou até mesmo dentro da própria casa ou apartamento do avaliado.

Até mesmo, existe a possibilidade da avaliação da flexibilidade através da fleximetria, que também não exigirá muito conhecimento técnico do cliente.

Treinamento com elástico

Após a aplicação de uma avaliação criteriosa, podemos partir para a ação!

Existem várias abordagens que podem ser utilizadas na consultoria online.

O cliente pode adquirir barras, anilhas, halteres e caneleiras, para utilizar na forma do TRP (treinamento resistido com peso) tradicional. Apesar de um custo inicial elevado, pode vir a ser uma estratégia interessante a médio e longo prazo.

A calistenia, também tem se tornado bastante popular durante o período pandêmico. Justamente por precisar de pouco ou nenhum recurso para sua aplicação.

Uma outra estratégia extremamente interessante é a utilização de bandas elásticas para o treinamento (TRE).

Exercício elevação lateral de ombros (“fly”) com banda elástica

Além de ter um custo menor em relação aos equipamentos do TRP, no TRE podemos controlar as variáveis agudas de treinamento de forma tão eficiente quanto no TRP.

E dessa forma, montar um treinamento de qualidade para o cliente.


E voce, já começou sua consultoria online?
Temos a ferramenta certa para você aplicar todas essas dicas hoje mesmo (e muito mais)!
Acesse o Eksy e conheça agora mesmo a melhor ferramenta para consultoria online do mercado!